domingo, 9 de outubro de 2016

Um Campus sem Alma: UFSC - ARS ET SCIENTIA?

Outdoor do artista Meyer Filho

Em matéria já publicada neste blog, falamos sobre o descaso para com as artes plásticas catarinenses, um dos nossos mais relevantes setores culturais.
Infelizmente, esse descaso e indiferença não se restringem unicamente aos poderes municipais e estaduais mas contamina também, praticamente, todas as instituições que poderiam contribuir para que a situação fosse outra. 
Vejamos, por exemplo, o caso da própria Ufsc, que traz em seu emblema o lema Ars et Scientia. Para cumprir plenamente o papel que se espera de uma universidade civilizada, sua ação, no que concerne as artes plásticas, deveria ser bem outra que a que vem adotando em sua história. Os fatos falam por si: na gestão do reitor Diomário Queiroz, por exemplo, houve uma tentativa de integração entre os artistas e a Ufsc, um atelier de gravura em metal foi formado. Dirigido por Max Moura e Flávia Fernandes, essa oficina do mais alto nível conseguiu fazer uma permuta com a própria universidade, que em troca de um painel mural constituído  por gravuras de artistas que frequentavam o atelier, adquiriu uma sofisticada prensa de gravura em metal. Pois bem, essa grande prensa elétrica, a melhor existente no estado, foi simplesmente abandonada quando da mudança de reitor. 
Segundo nos informaram, o espaço que abrigava as oficinas foi requisitado por um curso, parece-nos, de engenharia, e a prensa ficou simplesmente abandonada num local sem condições mínimas de abrigar tão precioso acervo. Deteriorando-se com as intempéries e o abandono, a prensa foi requisitada pela Udesc, pois por parte da Ufsc, não houve o menor interesse de dar continuidade ao importante trabalho que vinha sendo realizado nas oficinas que foram simplesmente desativadas, impedindo a continuação de uma  pesquisa e produção gráfica das mais relevantes. 

Quanto ao painel de gravuras que ensejou a permuta, foi colocado ao lado da escada que dava acesso ao segundo piso do seu antigo centro de convivências.

Não sabemos as condições em que se encontra hoje,  uma vez que o  Centro de Convivência foi reformado. Esperamos que não tenha tido o mesmo triste destino da Galeria de Arte da Ufsc que, fechada para reformas há quase uma década ou mais, simplesmente desapareceu sem deixar vestígio, provocando um prejuízo incomensurável para a  vida cultural do campus. 
Atualmente, alguns cursos de artes vem sendo implantados como cinema, teatro e design, mas é preciso ir bem mais além. A Usp, por exemplo, mantem e administra o Mac, um dos maiores museus de arte da América Latina. Por que a Ufsc não tenta seguir o exemplo, criando um museu de ate contemporânea que possibilite aos artistas catarinenses ou de outros estados mostrarem sua produção aos estudantes que estão sendo formados nesta universidade? 
Lembremo-nos que fora da cultura e da arte não há civilização possível, e se considerarmos a realidade em que vivemos, sob esse aspecto, ainda estamos bem próximos a barbárie. 
A foto que acompanha esse texto reproduz o outdoor do artista Meyer Filho, que fazendo parte do evento Arte na Rua II, que organizamos através da Acap, nos anos 80, com a participação de 20 dentre os mais importantes artistas catarinenses, deixou registrado seu protesto histórico, para com essa omissão da Ufsc. Em seu texto, Meyer pergunta porque que a Ufsc insiste, desde os anos 60, ignorar o talento do artista Meyer Filho. Infelizmente, a atualidade do texto permanece.
E só trocar o nome de Meyer pela quase totalidade dos artistas que são igualmente solenemente ignorados. 

3 comentários:

  1. Janga, fui surpreendida pela imagem do out-odor de Meyer Filho, e achei muito interessante reviveres este momento em que meu pai lutava solitário para que sua arte fosse exposta numa importante galeria de arte no Rio, e teve seu pedido de apoio negado. Ele não se conformou, bebeu uma cervejas e voltou à Ufsc ao berros, se posicionando. Foi expulso pelos vigilantes...beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sobre a galeria de arte, o curso de Museologia está organizando uma exposição lá! Vocês podiam ajudar a divulgar (https://www.facebook.com/events/303648340017962/)! Divulgar a arte sempre é bom!

    ResponderExcluir
  3. Janga,
    só agora tive o prazer de conhecer seu blog. Por favor, dê uma olhada no texto que publiquei na Punctum (revista do curso de Cinema da Ufsc) em 20114 e nos comentários que se seguiram: http://www.punctum.ufsc.br/?p=1542.

    De qualquer modo, convido você a publicar na Punctum algo do teor deste seu texto aqui. É importantíssimo. Não sei se ainda dá pra termos esperança de conseguirmos um dia um espaço de fato respeitável para a arte na Ufsc, ou na cidade toda, mas, não sei por quê, não paro de tentar. Mande que nós publicamos.

    Abs, Felipe (prof. do curso de Cinema, coordenador da Punctum)

    ResponderExcluir