. No Atelier
Vineli, dirigido inicialmente pelo mestre artesão português Vitor Alves
Francisco, verdadeiro virtuose das técnicas e tradições ibéricas, foi transmitida a sua filha Lana, que o auxiliava na confecção das peças e a seu
assistente Fabiano Adames a riqueza deste conhecimento. É ali nesta oficina, que está sendo desenvolvido, pela nova direção, um dos trabalhos mais requintados,
personalizados e marcantes na área da cerâmica.
Vitor e Lana
voltaram para Portugal, onde reinstalaram seu atelier inicialmente em Sintra e
atualmente em Cascais. Com a viagem do mestre, Fabiano Adames, seu discípulo,
passou a ser o proprietário da empresa, assumindo a direção do espaço.
Numa feliz
conjuntura, Fabiano decidiu compartilhar os trabalhos de criação da oficina com
o artista plástico Samuel Casal, com o qual fez sociedade. Samuel trouxe em sua
bagagem a experiência de xilógrafo e designer gráfico, cujas obras estão entre
as mais representativas produzidas atualmente no Estado.
Recentemente,
uma de suas matrizes sendo processada foi utilizada como abertura da novela “Velho Chico”, da Rede Globo.
Seu estilo
inconfundível alia o requinte gráfico a uma impactante linguagem que transita por
um universo fantástico, povoado de seres que nascem das mais profundas regiões
da psique. Por vezes, alguns personagens de suas obras parecem surgir das
páginas surreais dos “Contos de Maldoror”
de Conde de Lautréamont, ou do clima
fantástico das pinturas do artista mexicano Rufino
Tamayo.
A constante tensão entre vida e morte com seu pathos, presente também nas tradições da gravura mexicana de Posadas, permeia as criações gráficas de Samuel, que agora, transpostas para a cerâmica, encontram nas formas e superfícies do novo suporte efeitos que acrescentam aos temas, além da sensualidade das cores esmaltadas, os aspectos táteis sensoriais da matéria. O resultado são peças singularíssimas, portadoras de grande poder de comunicação e fascínio.
A constante tensão entre vida e morte com seu pathos, presente também nas tradições da gravura mexicana de Posadas, permeia as criações gráficas de Samuel, que agora, transpostas para a cerâmica, encontram nas formas e superfícies do novo suporte efeitos que acrescentam aos temas, além da sensualidade das cores esmaltadas, os aspectos táteis sensoriais da matéria. O resultado são peças singularíssimas, portadoras de grande poder de comunicação e fascínio.
Artista de
muitos recursos, Samuel Casal, além da pintura, do desenho e da gravura, domina
as linguagens da computação gráfica com as quais poderia, se quisesse, executar
suas obras. Mas, como ele mesmo afirmou,
prefere preservar aquele toque mágico que somente a mão do homem consegue
imprimir. Suas cerâmicas pensadas e executadas uma a uma, utilizam recursos
técnicos desenvolvidos por Fabiano para adaptar as características das peças
pintadas e esgrafitadas ao estilo desse singular artista.
Ao visitar a
nova fase do atelier Vineli, lembramos da contribuição que Picasso deu para os ceramistas da Provence. Em Vallauris, ao
pintar as peças produzidas pelos oleiros da região, Picasso imprimiu-lhes a marca da sua originalidade, tornando-as
mundialmente conhecidas.
Nas devidas proporções,
a feliz junção da técnica com o talento que transparece na produção do atelier
de Fabiano e Samuel também revitaliza, renova e potencializa a tradição da
cerâmica catarinense, trazendo uma nova concepção da criação e execução de obras
que, pela sua expressividade, deixam de ser apenas objeto de caráter
ornamental, decorativos ou simples bibelôs, transformando-se em genuínas obras
de arte portadoras de todas suas potencialidades e significados.
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