domingo, 7 de maio de 2017

A surpreendente cerâmica de SAMUEL CASAL


          Santo Antônio de Lisboa, já consolidado pela qualificação dos seus espaços de arte mais representativos como um dos principais polos culturais da capital catarinense, passa a ser também uma importante referência no campo da produção e esmaltação de peças cerâmicas de caráter artístico cultural.
. No Atelier Vineli, dirigido inicialmente pelo mestre artesão português Vitor Alves Francisco, verdadeiro virtuose das técnicas e tradições ibéricas, foi transmitida a sua filha Lana, que o auxiliava na confecção das peças e a seu assistente Fabiano Adames a riqueza deste conhecimento. É ali nesta oficina, que  está sendo desenvolvido, pela nova direção,  um dos trabalhos mais requintados, personalizados e marcantes na área da cerâmica.
Vitor e Lana voltaram para Portugal, onde reinstalaram seu atelier inicialmente em Sintra e atualmente em Cascais. Com a viagem do mestre, Fabiano Adames, seu discípulo, passou a ser o proprietário da empresa, assumindo a direção do espaço.
Numa feliz conjuntura, Fabiano decidiu compartilhar os trabalhos de criação da oficina com o artista plástico Samuel Casal, com o qual fez sociedade. Samuel trouxe em sua bagagem a experiência de xilógrafo e designer gráfico, cujas obras estão entre as mais representativas produzidas atualmente no Estado.
Recentemente, uma de suas matrizes sendo processada foi utilizada como abertura da novela “Velho Chico”, da Rede Globo.
Seu estilo inconfundível alia o requinte gráfico a uma impactante linguagem que transita por um universo fantástico, povoado de seres que nascem das mais profundas regiões da psique. Por vezes, alguns personagens de suas obras parecem surgir das páginas surreais dos “Contos de Maldoror” de Conde de Lautréamont, ou do clima fantástico das pinturas do artista mexicano Rufino Tamayo



          A constante tensão entre vida e morte com seu pathos, presente também nas tradições da gravura mexicana de Posadas, permeia as criações gráficas de Samuel, que agora, transpostas para a cerâmica, encontram nas formas e superfícies do novo suporte  efeitos que acrescentam aos temas, além da  sensualidade das cores esmaltadas, os aspectos táteis  sensoriais da matéria. O resultado são peças singularíssimas, portadoras de grande poder de comunicação e fascínio.
Artista de muitos recursos, Samuel Casal, além da pintura, do desenho e da gravura, domina as linguagens da computação gráfica com as quais poderia, se quisesse, executar suas obras.  Mas, como ele mesmo afirmou, prefere preservar aquele toque mágico que somente a mão do homem consegue imprimir. Suas cerâmicas pensadas e executadas uma a uma, utilizam recursos técnicos desenvolvidos por Fabiano para adaptar as características das peças pintadas e esgrafitadas ao estilo desse singular artista.
Ao visitar a nova fase do atelier Vineli, lembramos  da contribuição que Picasso deu para os ceramistas da Provence. Em Vallauris, ao pintar as peças produzidas pelos oleiros da região, Picasso imprimiu-lhes a marca da sua originalidade, tornando-as mundialmente conhecidas.
Nas devidas proporções, a feliz junção da técnica com o talento que transparece na produção do atelier de Fabiano e Samuel também revitaliza, renova e potencializa a tradição da cerâmica catarinense, trazendo uma nova concepção da criação e execução de obras que, pela sua expressividade, deixam de ser apenas objeto de caráter ornamental, decorativos ou simples bibelôs, transformando-se em genuínas obras de arte portadoras de todas suas potencialidades e significados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário