quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PLÉTICOS - ARTE COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE CRIADORA



fotos de Raquel Santi.

Paralelamente a antológica individual de Silvio Pléticos no MASC inaugurada no ultimo dia sete, as Oficinas do CIC estão mostrando em sua galeria uma coleção de pinturas de arte infantil executadas entre 1952 e 1959 por crianças e adolescentes entre sete e catorze anos, nos cursos de arte infantil que Pléticos ministrou na região de Istria, enquanto ainda lecionava na Europa. A intenção dessa mostra além de homenagear o mestre é ressaltar a atividade didática exercida por ele paralela a seu trabalho individual de criação.
Leitor apaixonado dos livros de Franz Cizek, artista e arte educador austríaco que aproximava o fazer artístico do ensino da arte considerando-se um mediador, provocador e catalizador que tinha a liberdade de expressão como fundamental, Cizeck que vai influenciar Herbert Read (outra grande referencia para Pléticos), acreditava que a expressão assim como as questões relativas a cada aluno deveria ser evidenciada no trabalho. Ele estimulava a forma de olhar para o mundo com curiosidade e duvida com o propósito de que a arte tivesse uma intenção política e apresentasse escolhas e opções às crianças.
Assim que chegou a capital catarinense, Pléticos foi convidado por Carlos Humberto Correa, então secretario de cultura, a ministrar cursos na recém fundada Escolinha de Arte de Florianópolis. Essa escolinha fundada em 1963 era subordinada ao MAMF onde tinha sua sede, de inicio havia uma única professora: Maria Helena Galotti, que tinha feito um estágio na Escolinha de Arte do Brasil de Augusto Rodrigues no Rio de Janeiro. Com o crescimento da escolinha foram contratados outros professores junto aos quais Pléticos trabalhou repassando sua rica experiência pois sua formação incluía além da pintura mural a arte educação,


Na individual de Pléticos no MASC, cuja curadoria nos coube, buscamos ressaltar o caráter muralista de suas obras especialmente naquelas realizadas com a técnica do esgrafito. A preocupação com a clareza da forma, com a síntese e com a espacialidade ficam bem evidentes para quem apreciar o conjunto das obras expostas. Outro aspecto que queríamos levantar em nossa curadoria, além do caráter inovador de sua pintura para a época em termos de Santa Catarina, era a importância da atuação didática de Pléticos que deu-se através dos diversos cursos e oficinas que ministrou nas mais diversas regiões do Estado e de sua passagem pela Escolinha de Arte de Florianópolis. A Escolinha teve importância fundamental para a arte educação em Santa Catarina, diversos arte educadores foram formados em suas oficinas que ampliaram-se até atingir todo o Estado. Na época em que Pléticos passou pela escolinha ainda não existia a disciplina de educação artística nos colégios, ela passou a existir somente a partir dos anos setenta. Por essa época muita gente não só no interior mas também aqui na capital, achava que a função da educação artística deveria ser ”ensinar” as crianças a pintar e desenhar. Sob influencia dos padrões néo classicos das academias essa mentalidade nefasta poderia ter sido totalmente letal não somente para a educação artística e o ensino da arte mas para os próprios princípios pedagógicos  no Estado. Não fosse a atuação inovadora das escolinhas em todo o país lideradas pela Escolinha de Arte do Brasil de Augusto Rodrigues esse retrocesso bem poderia ter acontecido.
O importante papel da Escolinha de arte do MAMF para a educação artística em Santa Catarina ainda está para ser melhor avaliado e conhecido, quando isso acontecer sem duvida a contribuição de Silvio Pléticos para a consolidação e aprimoramento desse projeto modernista será devidamente reconhecida.
Como Cizek Pléticos acreditava que as crianças e os jovens podem desenvolver seu potencial natural sem submeter-se as regras métodos e padrões impostos pelos adultos, e que se as experiências da vida forem expressas pela arte , recupera-se a capacidade criadora da criança promovendo o equilíbrio entre o pensar, o sentir e o perceber da vida na criança.
Criadas na década de cinquenta do século passado, portanto em plena vigência do modernismo, as pinturas das crianças e jovens da Istria daquele período dialogam com a visualidade modernista da época deixando-nos um belo e emocionante registro visual de suas atividades criativas orientadas pelo querido mestre que é hoje também precioso patrimônio dos catarinenses que o receberam e acolheram.





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